Sono e felicidade: Por que dormir bem pode te deixar mais feliz

Você sabe por que dormir bem pode te ajudar a ser mais feliz? Descubra qual a relação entre sono e felicidade.

Já parou para pensar em quanto uma boa noite de sono contribui para que o seu dia seja melhor? Pesquisas realizadas mostram que dormir bem resulta no mesmo sentimento de felicidade de quem ganha na loteria, sendo assim, representa um grande benefício à saúde. Saiba mais!

Qual a relação entre sono e felicidade?

Ter bom sono é fundamental para a saúde, já que ele influencia diretamente as nossas funções biológicas e disposição para a rotina. Portanto, dormir bem faz com que o nosso corpo e mente se recuperem e, quando levantamos pela manhã, tenhamos a sensação de estarmos renovados e prontos para viver mais um dia.

Uma boa noite de sono traz também equilíbrio geral ao nosso organismo, regula a temperatura corporal e propicia boa memória. Assim, é possível observar que uma boa noite de sono e felicidade caminham juntas.

Benefícios do sono

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Warwick provou que a população inteira pode usufruir dos benefícios do sono, tanto para com sua saúde e felicidade também. Basta dormir a quantidade de horas suficientes, ter sono de qualidade e não fazer uso de medicamentos para dormir. Essa é uma forma fácil, eficaz e barata para obter o bem-estar e uma saúde melhor.

Conheça a lista de benefícios de uma boa noite de sono:

  • Melhora do humor: Uma boa noite de sono nos deixa mais contentes e bem-humorados, já que consigo recobrar a energias, que nos deixam mais dispostos.

  • Redução dos níveis de estresse: Enquanto você dorme, o seu corpo produz menos cortisol e adrenalina. Com isso há redução dos níveis de estresse.

  • Contra o envelhecimento da pele: Uma boa noite de sono ajuda no rejuvenescimento da pele, minimizando linhas de expressão e rugas. Isso ocorre porque durante a noite as células da pele se renovam enquanto descansam, produzindo assim, melatonina.

  • Melhora da memória: Quando dormimos bem nosso cérebro processa melhor novos conhecimentos e experiências do dia. Com isso, conseguimos armazenar muito mais informações na memória.

  • Estimula a cognição: Dormir bem nos ajuda a tomar boas decisões e a ter mais atenção, fazendo com que consigamos resolver problemas e evitar erros.

  • Controle do apetite: O sono auxilia e regular os hormônios que controlam o apetite, então, quando temos uma noite mal dormida, esses hormônios ficam desregulados e isso resulta em um aumento de apetite.

Mas, como dormir bem?

Anote algumas dicas e saiba como dormir bem:

  • Evite consumir álcool, chá, café e chocolates antes de dormir, pois esses alimentos e bebidas possuem efeito estimulante;

  • Mantenha o clima do seu quarto agradável, lembrando que pela madrugada a temperatura do corpo diminui. O ideal é entre 18° e 25°;

  • Tenha uma rotina de sono para que o seu metabolismo se acostume, inclusive nos finais de semana;

  • No caso de dificuldades para dormir, leia um livro, ouça uma música relaxante ou faça outras coisas que te ajudem a relaxar mais;

  • Não durma com o estômago cheio, mas opte por refeições leves com, pelo menos, duas horas antes de se deitar.

Sono e felicidade

Em um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Warwick, na Inglaterra, liderado por Nicole Tang, foram investigados os padrões de sono de cerca de 30.500 pessoas. A análise mostrou que quando temos uma qualidade de sono melhor, elevamos os níveis tanto da nossa saúde mental quanto da física.

A Doutora Tang ainda comparou o nível de felicidade proporcionada por uma boa noite de sono, ao de quem ganha milhões em jogos de sorte. Esse estudo teve duração de quatro anos, mostrando que os avaliados tiveram mudanças positivas.

Ou seja, melhorou sua quantidade de horas dormidas e, assim, a qualidade do sono, o que resultou em bem-estar psicológico. Com isso, essas pessoas elevaram os níveis de saúde emocional e física, além de sua capacidade em realizar atividades cotidianas. Já quem não manteve um sono de boa qualidade e fez uso de medicamentos para dormir, registrou maior probabilidade de desenvolver problemas emocionais e estados médicos.

Você já teve problemas para dormir e conseguiu reverter a situação? Conte para nós os benefícios alcançados!

Entre em contato e veja quais fitoterápicos podem te ajudar a ter uma boa noite de sono:

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