Quais são as causas da prisão de ventre?

Causas da prisão de ventre

A prisão de ventre é um problema que atinge muitas pessoas no mundo todo. Entre os sintomas mais comuns desse desequilíbrio gastrointestinal, estão dores e inchaço no abdômen. Mas quais são as causas da prisão de ventre?

Fatores emocionais, culturais e físicos contribuem para o surgimento do problema, porém, existem também outras causas. Confira quais são!

Causas da prisão de ventre mais comuns

Quando você sofre com fezes muito ressecadas e acompanhadas de muito esforço para evacuar, bem como os movimentos do intestino são menos frequentes, está com constipação.

Esse problema pode vir acompanhado de desconforto e cólicas, mas quais são as causas da prisão de ventre? Veja as mais comuns:

Baixa ingestão de fibras

A falta da ingestão de fibras é uma das causas da prisão de ventre mais comuns. É importante manter uma alimentação equilibrada, principalmente quem já sofre com o problema.

Fatores neurológicos

Lesão medular, AVC, neuropatia autonômica, doença de Parkinson e outras podem afetar os nervos do cólon e reto. O resultado é o mau funcionamento desses órgãos, de forma com que não conseguem contrair e movimentar as fezes pelo intestino.

Bloqueio no reto ou cólon

Esse bloqueio pode cessar ou retardar o movimento das fezes. Entre as causas para esse bloqueio ocorrer, citamos: câncer de cólon ou retal, obstrução intestinal, fissura anal, estreitamento do cólon e outros.

Estilo e hábitos de vida

A constipação também pode ser causada pela pouca ingestão de água, sedentarismo, estresse, uso de alguns medicamentos, viagem, uso excessivo de laxantes e muitas outras.

Fatores musculares

Algumas doenças podem afetar os músculos pélvicos, sendo uma das causas da prisão de ventre. Entre os problemas, pode ocorrer a incapacidade de relaxar esses músculos para conseguir evacuar, como também o fato dos músculos pélvicos estarem enfraquecidos e não coordenam a contração e relaxamento corretamente.

Problemas hormonais

Hiperparatireoidismo, diabetes, hipotiroidismo e gestação são condições e doenças que podem atrapalhar o equilíbrio dos hormônios, sendo uma das causas da prisão de ventre.

Prisão de ventre é mais comum em mulheres

As mulheres são as que mais sofrem de constipação. Fatores psicológicos, TPM, ação hormonal (ou falta dela), são as causas da prisão de ventre. Além disso, as mulheres são as que mais evitam de usar os banheiros fora de suas casas e isso muito tem a ver com receios.

Outrossim, o aspecto emocional influencia muito nos problemas intestinais e as mulheres são as que mais sofrem com isso. Todos esses fatores citados acima contribuem para que as mulheres sofram mais com a constipação do que os homens.

Como resolver o problema de prisão de ventre?

Mudar o estilo de vida, bem como incluir na dieta alimentos saudáveis e água, contribuem para a solução do problema. Mas se você quer uma ajuda mais eficiente, os prebióticos podem potencializar a solução do problema, como é o caso do Fibregum B®.

Ele é um nutracêutico que contribui com o bom funcionamento intestinal, juntamente de uma dieta equilibrada.

Quer saber mais? Entre em contato!

Referências: Minha Vida, Minuto Saudável e Mundo Boa Forma.

Comentários no Facebook

topo