Dores articulares: Quais as causas?

Dores articulares

As dores articulares causam muito incômodo e desconforto nas pernas e também na parte inferior das costas. É um problema que atinge mais as mulheres jovens e de meia-idade, porém pode afetar outros grupos.

Essa dor ocorre com ou sem movimento muscular, podendo ser grave o bastante para limitar os movimentos. Pode vir acompanhada de sensação de inflamação, rigidez e queimação. Mas quais são as causas das dores articulares?

Causas mais comuns das dores articulares

As articulações incluem além da cartilagem, extremidades ósseas, tendões, membrana sinovial e bursas, elas são estruturas complexas. É graças a elas que podemos nos mexer e por se movimentarem constantemente, os problemas acabam aparecendo.

Suas causas podem se originar de diversos tipos de doenças ou lesões e, entre elas:

1. Gota

Ocasionada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações, causa muita dor local e pode ser aguda ou crônica. Está ligada a outros fatores, como genética, diabetes e colesterol alto, necessitando de acompanhamento médico.

2. Artrite

Além de ocasionar dores, essa inflamação também restringe os movimentos. É muito comum em mulheres com sobrepeso e, mesmo sendo um problema crônico, pode ser tratado.

3. Luxação

Pode ser ocasionada por batida ou queda, já que é uma lesão de impacto. Entre os sintomas, estão a dor, formigamento e dormência. Diferente de outras causas das dores articulares, a luxação tende a passar com uso de medicamentos.

4. Osteomielite

Causada por fungos ou bactérias, atinge pessoas adultas no quadril, pé ou na coluna. Inicia com forte dor, progredindo para sintomas de febre com calafrios, rigidez, inchaço, irritação e vermelhidão local.

5. Má postura

A postura deficiente pode acarretar no aumento da quantidade de estresse nas articulações, o que causa a dor.

6. Fibromialgia

Caracterizada como dor crônica generalizada nas articulações, a fibromialgia provoca sensibilidade nos tendões e músculos. É uma doença que não tem cura e atinge, em sua maioria, mulheres entre 20 a 50 anos. Pode ser amenizada com medicamentos e prática de atividades físicas.

7. Gestação

Durante a gravidez, a região lombar acaba sendo pressionada, o que ocasiona as dores articulares.

Como aliviar as dores articulares?

Existem soluções que podem aliviar as dores articulares, como praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e medicamentos adequados. Com são muitas as causas, é importante buscar ajuda médica para melhor avaliação e indicação de tratamento.

Entre as opções de tratamento para dores articulares, citamos o colágeno UC-II®, que é indicado para os casos de artrite reumatóide, artrose e osteoartrose, lesão articular, poliartrite reumatóide juvenil, lesão da cartilagem e outros.

O colágeno UC-II® atua no sistema imunológico, deixando as articulações mais saudáveis, permitindo flexibilidade e mobilidade sem dor. Ele diminui as inflamações, pois age como anti-inflamatório e foi comprovado por diversos estudos em humanos.

Entre em contato e peça o seu UC-II®!

Referências: Dr Consulta, Nursing, Dr. Juliano Pimentel e Minha Vida.

Comentários no Facebook

topo