Como fortalecer o sistema nervoso?

sistema nervoso

Você sabia que é possível fortalecer o sistema nervoso? Adquirir alguns hábitos simples contribui para fortalecê-lo e mantê-lo em boas condições.

O sistema nervoso tem o papel de regular as funções do corpo, bem como regular o cérebro e a medula espinhal. Por isso, é fundamental mantê-lo saudável para que ele contribua com a saúde em geral.

Para isso considere adotar alguns hábitos saudáveis, já que isso influencia na saúde geral do corpo. Veja uma lista de dicas para fortalecer o sistema nervoso:

1. Inclua atividades físicas diárias

Exercícios físicos contribuem para fortalecer o sistema nervoso, já que essa é uma prática que ajuda a Inibir o estresse que atinge a saúde mental. O ideal é praticar atividades físicas por 30 minutos, no mínimo, por dia e durante três vezes na semana, caso não seja possível a prática diária.

2. Durma bem

O sono é alterado por diversas razões, como ansiedade, estresse, dor, entre outras. Noites mal dormidas resultam em vários problemas de saúde, afetando inclusive o sistema nervoso. Para conseguir dormir bem, considere tomar um banho quente antes de se deitar, beber infusões de erva-cidreira, camomila e outras ervas que relaxam.

3. Adquira hábitos alimentares saudáveis

A alimentação influencia diretamente em nossa saúde e manter uma dieta adequada contribui para o fortalecimento do sistema nervoso. Para isso, conheça uma lista de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo:

  • Ácidos graxos essenciais: são encontrados no brócolis, salmão, linhaça, abacate, azeite de oliva e amêndoas;.
  • Complexo B: queijo, moluscos, carne, salsa, gema de ovo, nozes, levedura e cereais;
  • Cálcio: sardinha, ovos, laticínios, amêndoas, chocolate amargo, grão de bico e azeitonas.

4. Aromaterapia

Alternativas naturais também contribuem em relaxar o sistema nervoso, como a aromaterapia. Entre os óleos essenciais, você pode optar pelas fragrâncias: alecrim, sábio, árvore do chá, camomila e lavanda. O ideal é inalar todos os dias, principalmente antes de dormir.

5. Exponha-se ao sol

Sem excesso, o sol faz muito bem à saúde, melhorando diversas funções do corpo. Além de combater algumas doenças de pele, melhorar a oxigenação do sangue, ajudar no metabolismo da vitamina D, ele também contribui com a saúde dos neurônios.

6. Faça atividades relaxantes

Ouvir música, por exemplo, contribui com a melhora do sistema nervoso, pois força os neurônios a trabalharem diferentes áreas do cérebro. Esse benefício também ocorre quando você joga xadrez, lê, desenha e faz artesanato.

Essas dicas vão te ajudar a fortalecer o sistema nervoso, prevenindo doenças. Portanto, coloque-as em prática e, se precisar, consulte um especialista.

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Referências: Como Fazer Fácil, Alimentos Saudáveis ,Vitaminas e Alimentos e Melhor com Saúde.

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