Calor envelhece pele e cabelo: Como prevenir?

O verão está chegando e com as altas temperaturas é necessário redobrar a atenção. Você sabia que o calor envelhece pele e cabelo?

Entretanto, existem alguns cuidados que, se seguidos corretamente, garantirão para você uma temporada de muita diversão, proteção e beleza, é claro!

Entenda melhor a seguir…

Calor envelhece pele e cabelo? Que história é essa?

Durante o verão, nossos dias são mais ensolarados e longos, o que faz com que fiquemos mais expostos aos raios solares. Porém, juntamente com eles, a incidência dos raios ultravioletas são maiores nessa época do ano.

A radiação ultravioleta, é subdividida em UVA e UVB, pois, de acordo com sua intensidade, causa efeitos distintos em nosso corpo.

Problemas causados pelos raios UVB

Os raios UVB agem de forma mais superficial. Eles são os responsáveis pelas queimaduras e manchas na pele, que causam vermelhidão, descamação e envelhecimento precoce, devido a tamanha agressão.

Já para os cabelos, a soma dos raios solares com a água salgada do mar e o vento faz com que a cutícula dos fios se abra e perca proteína e hidratação, causando enfraquecimento e até desbotamento da cor.

Tudo isso muda o aspecto, a beleza e a viscosidade da pele e cabelos.

Problemas causados pelos raios UVA 

Já os raios UVA não causam alterações tão “visíveis” por agirem em camadas mais profundas. Mas a exposição a essa radiação danifica severa e gradualmente a pele, favorecendo o surgimento de câncer.

Estudos afirmam que o UVA é tão nocivo que, ao atingir os olhos, pode provocar o surgimento da catarata e alterações no sistema imunológico.

Como se prevenir contra o envelhecimento da pele e cabelos

  • Use protetor solar: Ele atua como uma barreira química que absorve os raios UV e reflete a luz do sol. Atualmente, existem fórmulas livres de óleo, específicas para o rosto e até com cor, simulando maquiagem. Então, sem desculpas! Na hora da compra, atente-se ao fator de proteção solar (FPS), pois ele indica a quantidade e tempo de proteção para a sua pele. Um FPS 8, significa que sua pele começará a sentir os efeitos do sol em cerca de 80 minutos. Um FPS 15, em 150 minutos e assim por diante. O fator mínimo recomendado por especialistas é o FPS 30.
  • Hidrate-se: O calor envelhece pele e cabelos, deixando-os extremamente ressecados. Para combater esse mal, use e abuse de águas termais, hidrantes e séruns. Esses produtos criam camadas que evitam o ressecamento e a perda de água. Não se esqueça que a hidratação também deve vir de dentro para fora: consuma, no mínimo 1,5 litro de água por dia.
  • Consuma alimentos mais leves e saudáveis: A alimentação influencia, e muito, nas reações do nosso corpo diante a exposição solar. Um organismo bem nutrido e hidratado, conseguirá se proteger mais facilmente contra os danos causados pelo calor, vento e água salgada. Para isso, invista em frutas que contêm uma boa quantidade de água, como a melancia, kiwi e laranja. Não se esqueça dos legumes e verduras.
  • Para os cabelos, proteção e reconstrução: No período do calor, opte por reduzir ou, se possível, deixar de lado os processos físicos como chapinha e secador. Eles só ajudam os fios a ficarem ainda mais ressecados. O suor e o calor podem facilitar problemas como a caspa. Nesse caso, aposte em shampoos e máscaras com indicação para o verão, pois eles contêm fórmulas hidratantes potencializadas. Para as loiras (naturais e tingidas) o cuidado deve ser redobrado, com produtos especiais para seu tipo de cabelo.
  • Recorra a bons produtos: Quando o calor bate à porta, a gente quer mesmo é curtir o máximo possível. Sem problema, apenas tome as precauções necessárias e conte com a ajuda de produtos de qualidade. Olha só essas opções que preparamos para você:

Kit para a pele: Contém protetor solar, solução tônica e sabonete de espuma facial. É o trio perfeito para deixar a sua pele linda e preparada para o verão!

Kit para cabelos: Vem com shampoo fortificante, loção capilar e cápsulas, desenvolvidas especialmente para promover a revitalização, tratamento e brilho aos fios.

Escolha o verão que você quer 🙂

É verdade que o calor envelhece pele e cabelos, apesar de ser a estação mais gostosa do ano. Mas com os produtos certos você pode aproveitar ao máximo sem se preocupar!

Comentários no Facebook

topo