Antioxidantes para a saúde: Como podem ajudar?

Antioxidantes para a saúde

Para uma vida mais saudável, o nosso corpo precisa de antioxidantes. Mas por que essa substância é tão importante assim? Qual a importância dos antioxidantes para a saúde? Saiba o que são e como podem ajudar!

O que são e qual a importância dos antioxidantes para a saúde?

Os antioxidantes são substâncias que combatem o envelhecimento precoce e que evitam a formação de radicais livres no corpo, prevenindo doenças.

Existem duas categorias de moléculas antioxidantes: hidrofílicos e lipofílicos. Ambas as classes são importantes para agir contra os radicais livres, que são moléculas produzidas pelo corpo durante a respiração e quando você se exercita, por exemplo.

É importante entender que a oxidação é um processo químico normal e que acaba resultando em radicais livres. Em pequenas quantidades essas moléculas instáveis possuem um papel importante para as nossas células desempenhar processos normais.

Mas em excesso, os radicais livres podem lesionar as células, causando processos inflamatórios crônicos que podem resultar na morte celular. Os antioxidantes têm a função de capturar esses radicais livres para blindar o nosso corpo contra doenças decorrentes desses danos celulares, fortalecendo assim, nosso sistema imunológico.

Os antioxidantes podem ser encontrados em diversos alimentos, como cenoura, nozes, frutas vermelhas, castanhas-do-pará, frutas cítricas, chá verde, entre outros.

Radicais livres não são sempre vilões

É importante saber que os radicais livres possuem funções importantes também para o correto funcionamento do nosso organismo. Eles são responsáveis pela defesa contra infecções, aumento de energia, crescimento celular e outros.

O problema existe quando os radicais livres aumentam e nosso corpo possui deficiência nos sistemas antioxidantes, o que leva a problemas de saúde. Esse aumento se dá através de diversos fatores, como tabagismo, poluição ambiental, radiação eletromagnética, raio-x, agrotóxicos, álcool e outros.

Por isso que é fundamental manter o consumo de oxidantes, já que não podemos estar totalmente livre desses fatores prejudiciais.

Quais os benefícios oferecidos pelos antioxidantes

Os benefícios dos antioxidantes para a saúde estão ligados em oferecer proteção celular contra danos em sua estrutura causados pelos radicais livres, de forma a prevenir problemas como: doenças cardíacas, aterosclerose, câncer, doenças pulmonares, envelhecimento e doenças neurodegenerativas (Alzheimer).

Os antioxidantes já são comprovados como uma forma segura de prevenir doenças perigosas e crônicas. Formas de aumentar a concentração de antioxidantes no organismo, são principalmente por meio do consumo de frutas e legumes, além de suplementações.

Para aproveitar mais os efeitos dos antioxidantes para a saúde da pele você pode encontrar produtos de cosmética que previnem contra o envelhecimento precoce, pois contém antioxidantes. Embora o consumo de antioxidantes de forma natural seja o mais recomendado, muitas pessoas não conseguem manter uma dieta saudável devido às atribulações do dia a dia.

Por isso, pode-se obter os benefícios dos oxidantes através de suplementos  em cápsulas, além do consumo de frutas, legumes. É necessário fazer uma consulta com um nutricionista para que este indique a melhor suplementação.

Quer saber mais? Assine a newsletter!

Referências: Tua Saúde, BBC, Jolivi e Cria Saúde.

Comentários no Facebook

topo